Resenha do livro A Culpa É Das Estrelas – John Green


Livro: A Culpa É Das Estrelas
Autor: John Green
Número de páginas: 288 – ISBN: 9788580572261
Editora: Intrínseca – Ano de lançamento: 2012

Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Hazel é uma paciente terminal de dezesseis anos – descobriu o câncer quando tinha treze anos – que faz faculdade e tenta levar a vida como se fosse uma adolescente comum. Porém, seus pais não acreditam que ela é capaz de lidar com a sua doença e decidem que ela deve frequentar um grupo de apoio composto por pessoas que possuem os mesmos problemas que ela. Hazel – obviamente – detestou a ideia, mas ela não suportava o sentimento de culpa quando magoava os seus pais. Mesmo contra a sua vontade, ela passa a frequentar o grupo de apoio e conhece Augustus – um garoto charmoso e cheio de filosofias. Dois destinos ligados por uma doença que não promete o “amanhã”, mas sim o “agora”. Até que ponto é possível amar algo que já possui um ponto final?


Já faz um mês que li “A Culpa É Das Estrelas” – e mesmo após todo esse tempo – continuo sem palavras para expressar como esse livro tocou o meu coração. Uma trama que me fez sorrir nas primeiras páginas e chorar nas últimas. Meu coração ficava cada vez mais apertado enquanto os capítulos acabavam. Pela primeira vez eu não queria que um livro acabasse – não da forma como acabou. O final é óbvio – ninguém sobrevive ao câncer (esse comentário é feito em relação aos personagens do livro, pois na vida real milagres acontecem) – mas a forma como John Green – o autor – construiu o desfecho é fantástica! Os protagonistas possuem muitas características diferentes e constroem uma conexão que prende o leitor de uma forma que é impossível se desligar dos sentimentos ou das situações que eles enfrentam. O tipo de livro que faz você refletir sobre a vida e a morte. Se o destino – cheio de surpresas – é justo ou injusto. E – principalmente – que nunca estaremos preparados para o ponto final que encerrará a nossa vida.

Apesar de ser a primeira obra que leio de John Green, já considero esse autor um dos meus favoritos! Ele tem uma narrativa viciante e extremamente envolvente. O livro tem tudo para se tornar algo clichê – o amor entre uma garota com câncer e um cara charmoso. Porém, John consegue surpreender a cada página com diálogos profundos e frases que iremos levar para o resto de nossas vidas. E tem algo inexplicável que faz com que “A Culpa É Das Estrelas” seja um dos poucos livros que ficará – sem dúvidas – no seu coração.

Uma trama que irá ultrapassar as barreiras de uma promessa que não poderá ser cumprida. Não espere uma história com um final “felizes para sempre”, mas não também não espere algo clichê. Prepare o seu coração e embarque nas aventuras de um jovem casal que – apesar de não terem a certeza de um futuro – irão fazer de tudo para encontrar o amor em meio ao desespero…

Resenha escrita por Bianca Branco – hellostar.org ©

29 Comments

  1. Você espressou tudo que sinto em relção ao ”Meu favorito”.
    John Green tem uma escrita abragente,que faz a gente acreditar nos seus personagens e na verdade de suas histórias.
    ”A culpa é das estrelas” me me refletir uma não,várias vezes e mesmo hoje,já algum tempo que li o livro,é automático ao ver resenhas ou alguém falando sobre o livro,eu já começo a elogiar e falar tudo isso que estou falando agora.
    É muito pouco,em relação a essa obra-prima.
    :princess:

    [Responder]

    Biih
    04-12-2012 às 00:42

    Olá, Yasmin!
    Eu também fico toda feliz quando vejo algo sobre esse livro – que é encantador!
    John Green é um fofo!
    Beijos!

    [Responder]

  2. Ana Wilma

    Nossa,muito bom. Amo teu blog Bianca.Você sempre proporciona matérias legais e super interessantes.

    [Responder]

    Biih
    04-12-2012 às 00:42

    Olá, Ana!
    Obrigada pelo elogio! Espero te ver mais vezes por aqui, viu?
    Beijos!

    [Responder]

  3. Aiiin flor, que resenha mais linda…amei.
    Comprei esse livro mês passado , mas estou esperando me preparar para não chorar muito…^^

    Beijinhos da Táta

    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
    @umdiaacadalivro

    [Responder]

    Biih
    04-12-2012 às 00:47

    Olá, Táta!
    Own, obrigada pelo elogio! Espero que você goste do livro, pois a trama é bastante envolvente! :)
    Beijos!

    [Responder]

  4. May

    Esse livro foi um dos meus preferidos do ano, com certeza! Eu fiz resenha, li a sua, e mesmo assim ainda não tenho palavras pra descrever tudo o que senti lendo a história de Hazel!

    [Responder]

    Biih
    04-12-2012 às 00:51

    Olá, May!
    Não tem como descrever, né? É tudo muito fofo! :D
    Beijos!

    [Responder]

  5. Adorei sua resenha. Acho que você conseguiu passar a ideia que queria. Eu também gostei bastante, apesar de não ter entrado pros meus preferidos.
    Beijos.

    [Responder]

    Biih
    04-12-2012 às 00:55

    Olá, Babi!
    Obrigada pelo elogio!
    Beijos!

    [Responder]

  6. Flor seu blog é um charme e além disso você me pegou de surpresa com a resenha de a culpa é das estrelas!! ai eu comprei esse livro a pouco tempo e não li ainda por que to em fase de provas!!A sua resenha me deixou com mais vontade ainda…
    beijinhos?

    [Responder]

    Biih
    04-12-2012 às 00:58

    Olá, Ellen!
    Own, obrigada pelo elogio! Espero que você goste da trama! :)
    Beijos!

    [Responder]

  7. Oi Bih! Como a May disse, esse livro também foi um dos meus favoritos, com certeza! Eu não consegui colocar na resenha tudo o que senti ao lê-lo, mas amei a forma como você o descreveu. Acho que é exatamente como você disse: tem algo inexplicável nessa história que faz com que ela seja eterna pra nós, de alguma forma. John Green é maravilhoso.
    E ah, eu amo os vídeos dele! Eu mal consigo ler as legendas porque esse cara é ligado na tomada, haha! E viu que terá mais livros dele publicados pela Intrínseca, né? Acho que agora em 2013 mesmo *o*
    Beijão!

    [Responder]

    Biih
    04-12-2012 às 01:03

    Olá, Gabi!
    Obrigada pelo elogio! Levei um mês para conseguir resenhar esse livro, rs.
    Ele fala super rápido, né?
    Beijos!

    [Responder]

  8. Eu amo esse livro. Ele é demais ?

    [Responder]

    Biih
    04-12-2012 às 01:05

    Olá, Jenifer!
    Sim, é um livro muito bom!
    Beijos!

    [Responder]

  9. realmente bih, a fernanda tem muito talento mesmo :D

    ahh, eu to louca para ler esse livro bih *-*

    ótima resenha bihh :DD

    beijinhos :*

    [Responder]

    Biih
    04-12-2012 às 01:07

    Olá, Maíra!
    Espero que você goste do livro!
    Beijos!

    [Responder]

  10. Oi!
    Eu gostei muito desse livro também. Emocionei-me bastante no final. Praticamente quase não conseguia concluir de tanto chorar. Concordo com você que há algo inexplicável mesmo que fará com que ele seja intenso ainda por muito tempo em nossos corações.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    [Responder]

    Biih
    04-12-2012 às 01:10

    Olá, Leandro!
    Obrigada pelo elogio! John Green tem algo de misterioso na sua escrita, né?
    Beijos!

    [Responder]

  11. Que resenha linda Bih! Fiquei ainda mais curiosa pra ler…
    Tenho ele aqui, ganhei faz pouco tempo, mas ainda não tive tempo pra ler, principalmente por causa de alguns de parceria que estão na frente. Mas parece ser fantástico! Só to tentando não me precipitar e criar tanta expectativa, porque expectativas são uma droga!
    Só não concordo muito na parte que você disse “O final é óbvio – ninguém sobrevive ao câncer” porque eu tenho uma tia que teve câncer, não lembro ao certo qual tipo, mas ela teve e era grave. E hoje ela esta curada! Nem os médicos acreditaram, mas ela está bem! Então eu acho que a esperança é algo que devemos ter sempre, por mais que as coisas pareçam impossíveis não devemos deixar a esperança de lado sabe?!
    Ótima resenha ^^

    Beijos, Flá.

    [Responder]

    Biih
    09-12-2012 às 19:26

    Olá, Flávia!
    Primeiramente, obrigada pelo elogio!
    Sobre a frase “O final é óbvio – ninguém sobrevive ao câncer”, ela foi relacionada ao desfecho do livro. Tanto que – atualmente – diversos milagres acontecem – como no caso da sua tia! :) Se acreditarmos, podemos superar muitas coisas – até mesmo doenças!
    Beijos!

    [Responder]

  12. Eu tenho vontade de ler o livro: A Culpa é das Estrelas.!!Mas ñ quero ficar triste..nem chorar! hehehe

    Beijinhos para vc.

    [Responder]

    Biih
    09-12-2012 às 19:28

    Olá, Marli!
    Leia o livro, pois ele é encantador! :)
    Beijos!

    [Responder]

  13. Carolina

    Oi Bianca, tudo bem?
    Nossa, esse livro está nos meus desejados, mas ainda não tive coragem de comprar, pois seu que vou chorar muitooo
    Adorei a resenha!
    beijos

    [Responder]

  14. Marta

    Acabei de ler o livro faz cinco minutos e chorei muito quando o Augustos ~SPOILER~ morreu… :crying: o livro me tocou de um jeito que não da para explicar ele já é um dos meus favoritos!!! E o final, apesar de triste, foi muito bom…!

    Amei a sua resenha !!!
    Beijos

    [Responder]

  15. O que dizer desse livro que mudou a minha vida? Minha forma de pensar? E quando se percebe que esse mesmo livro de 288 páginas amarelas mudou a vida de muito mais gente? É, gente, 50000 livros vendidos mas parece que esse livro é só seu, não é? Que John Green o deixou como tesouro apenas pra você.. Pois é, mais 50000 pessoas pensam a mesma coisa. Mas será que esse livro não é apenas de cada pessoa? Cada pessoa o acha seu. Será que ele não é? John Green, o mestre, nos deixou essas perguntas.. se vamos responder? Talvez.

    [Responder]

  16. oieee , eu gostaria de saber se é um livro de drama ?
    bjosss
    ótimo resumo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    :)

    [Responder]

Trackbacks for this post

  1. Resenha: A culpa é das estrelas | Crazy Moustaches

Deixe um comentário