Resenha do livro Extraordinário – R. J. Palacio


Livro: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Número de páginas: 320
Editora: Intrínseca – Ano de lançamento: 2013

Primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times e eleito um dos melhores títulos YA de 2012 nos Estados Unidos, o premiado livro de estreia da americana R. J. Palacio traz à tona a luta contra o preconceito ao contar a história de August Pullman, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Prestes a frequentar a escola pela primeira vez, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Jamais imaginava que pudesse me emocionar tanto com um livro que possui uma narrativa simples e envolvente. Sabe quando as palavras tocam o seu coração e fazem com que você avalie os problemas da sociedade em pleno século XXI? A autora não precisou de romance, ação ou mistério para construir uma história que é bela em sua essência. Ela apenas escreveu com o coração, tendo a certeza de que as suas palavras seriam compreendidas em todos os idiomas e – principalmente – por todos os tipos de leitores.

Augustus Pullman – o jovem protagonista – seria um garoto comum se não fosse pelo fato de possuir uma deformidade facial que é rara na ciência. Dentre quatro milhões de pessoas, ele foi o escolhido – pela ciência e pelo universo – a levar uma vida que, diariamente, foge do comum. Lidar com a situação já é difícil, mas o seu maior desafio é sofrer preconceito dentro de uma sociedade em que a aparência é prioridade. Aberração e monstro são apenas alguns dos apelidos que ele recebeu ao longo dos anos. Agora ele terá que buscar uma forma de ser aceito pelos alunos de um novo colégio, pois sempre estudou em casa. Mesmo sendo inteligente, as pessoas só reparam na aparência de Auggie e acabam esquecendo que – por trás do rosto deformado – há um garoto que só quer ser normal. Ter amigos e poder andar pelas ruas sem ser motivo de piada.

Recebi a prova para leitura do livro “Extraordinário” da autora R. J. Palaci por meio da Editora Intrínseca e – como comentei no blog – tinha altas expectativas em relação à história. Narrado em primeira pessoa – mas com pontos de vista de diversos personagens – a trama traz uma narrativa simples, envolvente e emocionante. O protagonista me fez vivenciar diversos sentimentos e evidenciou os problemas que uma pessoa diferente enfrenta. Sempre reclamamos de algo ou achamos que a grama do vizinho é mais verde, mas não paramos para pensar que há pessoas que sofrem todos os dias por conta das suas deficiências, mas jamais deixam de colocar um sorriso no rosto. O motivo? Elas sabem valorizar cada momento da vida, por mais que as coisas sejam complicadas.

Gostei da forma como a autora abordou as diversas formas do preconceito, mostrando como eles são irracionais e surgem por conta da ignorância do ser humano. A verdade é que a diferença é essencial. Já imaginaram se todo mundo fosse igual? Cada pessoa tem alguma característica que a define e a torna interessante. Auggie sabia que era diferente, mas ao ter familiares e amigos ao seu lado, viu como ele teve sorte de nascer Extraordinário.

Uma trama cheia de lições de vida e páginas que farão parte do seu coração. Tenho certeza de que vocês – assim como eu – não serão capazes de esquecer uma história de vida tão bela!

Resenha escrita por Bianca Branco – hellostar.org ©

23 Comments

  1. Nosa, eu não conhecia
    Mas agora com toda essa resenha bem elaborada, fiquei super na vontade de conhecer
    E já vou colocar na lista :reading:

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    [Responder]

    Biih
    10-02-2013 às 18:25

    Olá, Ângela!
    Obrigada pelo elogio! Espero que você goste do livro! :)
    Beijos!

    [Responder]

  2. Oi, achei tão legal da Editora enviar a prova do lviro para os parceiros…que privilégio…gostei da sua resenha e de conhecer mais do livro através dela.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    [Responder]

    Biih
    10-02-2013 às 18:28

    Olá, Marli!
    Obrigada pelo elogio! Fiquei muito feliz quando a Editora avisou que enviaria o livro! :)
    Beijos!

    [Responder]

  3. Fiquei com muita vontade de ler o livro assim que vi essa capa, antes mesmo de saber sobre o que tratava, não sei porque, me chamou muita atenção.
    Acho que o livro trás um tema muito importante, com certeza está na minha lista de leitura.
    Gostei da sua resenha, e espero me emocionar assim como você com essa história.

    Obrigada pelo carinho.
    Beijos :*
    Claris

    [Responder]

    Biih
    10-02-2013 às 18:33

    Olá, Claris!
    Obrigada pelo elogio e espero que você goste do livro! A trama é emocionante! :)
    Beijos!

    [Responder]

  4. Oi Biih, tudo bem?
    Nossa! Só leio comentários bons a respeito desse livro que, realmente parece ser Extraordinário! Literalmente :grin: Já estou participando de alguns sorteios! Quero muito lê-lo. Se eu não ganhar nenhum, com certeza irei comprar, hahaha. Beijos

    [Responder]

    Biih
    10-02-2013 às 18:37

    Olá, Karine! Tudo sim, e com você?
    O livro é lindo e possui uma trama que emociona! :)
    Beijos!

    [Responder]

  5. Vi bastante gente comentando esse livro, acho incrível quando autores conseguem nos tocar se lembrando que não precisam de rebuscar sua linguagem, mas apenas escrever com emoção… parece ser um livro ótimo mesmo!

    Beijos!

    [Responder]

    Biih
    10-02-2013 às 18:39

    Olá, Camila!
    O livro é linda e a escrita do autor é bem simples! :)
    Beijos!

    [Responder]

  6. Não tinha ouvido falar sobre este livro, mais eu adorei demais ele, ao menos pela resenha, parece ser bem interessante mesmo, adorei!

    [Responder]

    Biih
    10-02-2013 às 18:40

    Olá, Gaby!
    Espero que você goste da trama! :)
    Beijos!

    [Responder]

  7. Ooi, caramba! Fiquei praticamente 1 ano sem att meu blog e te visitar, quero dizer que voltei.Espero tua visita linda. Amei a resenha.

    [Responder]

    Biih
    10-02-2013 às 18:41

    Olá, Kassya!
    Que bom que você voltou! Obrigada pelo elogio! :)
    Beijos!

    [Responder]

  8. Oi Bianca,
    A cada resenha que eu leio sobre esse livro, só aumenta a vontade de lê-lo… Parece ser muito bom! Adorei sua resenha?
    Beijo, tenha uma ótima sexta-feira, bom carnaval
     Just Carol

    [Responder]

    Biih
    10-02-2013 às 18:45

    Olá, Carol!
    Obrigada pelo elogio! O livro é muito lindo! :)
    Beijos!

    [Responder]

  9. Esse é o livro que mais quero ler esse ano.. estava mto triste de não poder comprá-lo por causa da promessa que fiz, mas minha mamãe me deu ele ontem de presente.. uhuuu.. ela comprou em pré-venda e ele chega dia 18. Estou mto ansiosa para lê-lo pq desde que li o 1º cap fiquei surtada. Me rendi ao livro de imediato e tenho certeza de que será uma leitura que mexerá mto comigo. Bjs, Mi

    http://www.recantodami.com

    [Responder]

    Biih
    10-02-2013 às 18:47

    Olá, Mirelle!
    A única promessa que eu fiz em 2013 é que se eu comprar algum livro, eu tenho que ler quando recebê-lo. :)
    Ainda bem que a sua mãe te deu de presente. A trama é linda!
    Beijos!

    [Responder]

    Mirelle
    10-02-2013 às 18:58

    Ai Biih, eu resolvi radicalizar e me ferrei viu. Prometi que só compraria livros novos se atingisse pelo menos 50% da minha meta de leitura de 2013.. fiz isso pq comprei mais de 30 livros entre nov e jan e estou com mtos parados em casa.. e vc sabe como é né, a gente gasta mto com isso e acho que para tudo precisamos ter um limite, um controle. E agora todo mundo tá me fiscalizando, até meu marido, pq falaram que não posso quebrar a promessa. Quase quebrei, pq quase não resisti ao Extraordinário. Mas desde o início deixei claro que a promessa não valia para livros de Parceiros e nem presentes. Foi minha sorte.. ehehhe Estou mto ansiosa para ler esse livro pq sei que vai mexer mto comigo. Bjs

    [Responder]

  10. Realmente só tenho ouvido elogios a esse livro, sua resenha só aumentou a vontade de ler, mas to no mesmo clube da Mirelle… Tô na base do controle, mas já marquei na lista :)

    Agora, lendo o nome da autora R. J. Palacio fico imaginando se ela começou a assinar assim num caso parecido com o da J.K. Rowling. Uso das iniciais para os meninos/homens não identificarem de cara que a autora é mulher …Vc viu “Mágica Além das Palavras”?

    [Responder]

  11. Adriana

    Lembrei de ti!

    [Responder]

  12. Eriane

    Oi. Acabei de ler este livro. Gente é realmente ótimo. quem não leu pode ser que não vai se arrepender.

    [Responder]

  13. Saullo

    Bianca,
    O livro é incível, acabei de ler e confesso chorei muito, de soluçar. Será que vai virar filme, seria muito bom, atingiria mais gente, esse assunto precisa ser bastante visto e discutido.

    [Responder]

Deixe um comentário